A Alegoria das Cavernas De Platão

Written by flavio   // November 29, 2011   // 0 Comments

Você já ouviu falar sobre o mito da caverna de Platão? Normalmente ela faz parte da matéria letiva do terceiro ano do ensino médio. Consiste no mito em que alguns homens, viviam em uma caverna, apenas a luz do que vinha da porta, sua vida e seu conhecimento derivava daquilo que era visto em sombras, produzidas pelo que acontecia ao lado de fora, feitas propositalmente para que quem estivesse na caverna acreditasse que aquilo era de fato a “vida”.

Imaginem vocês, na época de Platão não havia televisão, não havia eleições, e mesmo assim, ele teve a capacidade de desenvolver um mito que se relaciona instantaneamente a manipulação do homem.

Você tem certeza que aquilo que é mostrado para você é de fato a realidade? O mito da caverna exemplifica que o que é mostrado é apenas uma sobra, um formato similar aquilo que de fato é o objeto ou o fato, a sombra é negra, e a caverna era escura, a unica luz vinha de algo produzido e não natural, se fizermos uma analogia aos dias atuais aprendemos na escola que a luz relaciona-se a sabedoria, tanto que a época de maior acensão na história chama-se Iluminismo.

Os homens que habitavam na caverna tinham total liberdade de sair da caverna quando quisessem, mas por acharem que aquilo era a realidade, e por estar confortáveis e conformados, não saiam dali. Ao nosso entendimento seria tão simples levantar e sair da caverna, mas acredite, hoje em dia para algumas pessoas é tão mais difícil do que na época de Platão.

O conformismo é dominante, e tanto as guerras quanto as pestes são atualmente causadas pela falta de informação e pela alienação. Apesar de que, buscar informações hoje em dia é questão de opção, você pode desligar seu computador e estudar história, ou fechar o blog de tirinhas e buscar um blog de noticias.

A Alegoria das Cavernas De Platão

A Alegoria das Cavernas De Platão

A alienação atual é tão forte, que chegamos ao ponto de professores tomarem a iniciativa de ensinarem a seus alunos a não ser alienados, já que hoje em dia a alienação vem de casa, com programações viciantes, músicas sem conteúdo e revistas irrelevantes que estão em nosso dia-a-dia.

Me sinto até meia culpada, pois ao estudar jornalismo em algumas disciplinas, somos ensinados a como de certa forma, alienar, para entrar no mercado de trabalho, isso é triste, porque trouxeram a alienação como moeda de troca. Por exemplo, se você vê na televisão programas especializados em discussões familiares sem nexo algum, talvez você que tenha acesso a esse texto não imagine que seja possível que isso tenha audiência e nem que tenha um conteúdo considerável. Pois vou dar a você uma notícia, fui testemunha de pessoas que param seus afazeres domésticos, e sua rotina para “aprender mais sobre como cuidar da casa e se divertir” vendo casos de família.

Considero isso triste, mas acho interessante lembrar que seu papel como cidadão é ajudar, de alguma forma, quem ainda está dentro da caverna, cabe a você levantar-se.


Similar posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *